domingo, 12 de agosto de 2007

Grutas de Mira de Aire
Ao passear na zona da Batalha e Fátima juntinho á Serra dos Candeeiros encontramos várias grutas pelo caminho o pior é escolher qual delas visitar. Pois eu escolhi as de Mira de Aire, por dizerem que são as maiores de Portugal e com um rio subterrâneo. Para quem quiser vizitar localizam-se antes de chegar a Porto de Mós, a cerca de 20km da Batalha e 15km de Fátima, estão abertas todo o ano, excepto quando o caudal do rio sobe demasiado no Inverno e obriga a cancelar as visitas, como aconteceu no Inverno de 2006 que a água subiu tanto que passou a altura dos elevadores, que nos trazem de novo á superficie depois de terminada a visita em que temos de descer um monte de degraus até chegarmos aos 110m de profundidade.
(bilhete 5euros-Verão 2007)
A visita é agradável e recomendo a visita no Verão porque dentro da grua está fresquinho e por vezes lá nos caem uns pingos na cabeça, é aconselhavel usar sapatos e roupas confertáveis e que se possam molhar. O melhor mesmo é visitar a gruta de manhã, levar o fato de banho e passar a tarde na piscina que se encontra no exterior. Se quiserem visitar estas grutas ou outras posso disponibilizar algumas informações, porém se forem até ao posto de turismo que está na Batalha junto ao mosteiro, lá obtém toda a informação necessária. Durante a visita somos acompanhados por um guia que nos vai mostrando o caminho a apontando algumas curiosidades, só é pena que o que acompanhou o meu grupo não soubesse falar muito ingles e os estrangeiros ficaram um pouco descontentes com esse facto.
Espero que gostem das fotos e se for o caso boas férias!
Logo á entrada da gruta junto á bilheteira e enquanto esperamos pela próxima entrada na gruta podemos ver alguns animais comuns naquela zona, como burros, coelhos, pintos, galinhas, patos perus...uma alegria para os mais novos.
Já na gruta podemos ver muitas estalagmites e estalactites
Aqui vemos a preto o que por lá se chama de esparguete, por serem muito fininhas.
A mim faz-me lembrar cabelos molhados.
O lago dos desejos. Dizem que se mandarmos uma moeda com a mão direita por cima do ombro esquerdo e pedirmos um desejo ele se realiza.
Quando as estalactites e as estalagmites se unem formam as colunas, estas fazem lembrar os orgãos das igrejas.
Aqui a confirmação do velho ditado popular português "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura." Nessa rocha mais alta cai um pingo de água sempre certinho vindo do "tecto" que já formou uma cova na superficie da rocha.
Esta é para quem tiver boa imaginação para conseguir ver o focinho de um javali por cima do rosto de uma mulher de perfil.

No fim da descida chegamos ao rio subterraneo onde foram montados efeitos de luz e de som. Depois entramos num elevador que percorre cerca de 75m o que equivale a 25 andares.

Voltamos á superficie onde podemos apreciar a serra e ver a piscina exterior que convida a banhos.

No fim só temos que seguir uma risca azul que está marcada na estrada e nos passeios e que nos conduz de volta á entrada e ao parque de estacionamento.

Sem comentários: